Brasil e França promovem seminário para trocar experiências educacionais

Por Ricardo Niteroi. Em 19/11/09 19:18. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Seminário Franco-Brasileiro de Educação Profissional vai até esta sexta-feira (20), em Brasília

O evento discute acesso, permanência e sucesso dos estudantes na educação profissional, formação de docentes e certificação profissional. A atividade faz parte do protocolo de cooperação franco-brasileira, firmado em 2008 com a intenção de promover troca de tecnologias educacionais entre os países.

Nesta quinta e sexta-feira, serão compostas mesas temáticas e organizadas apresentações de práticas bem sucedidas. Uma delas aborda certificação profissional, reconhecimento de saberes do mundo do trabalho, creditação e validação. "A França tem ampla experiência em reconhecer saberes não formais. Eles estão nos ajudando a implementar essa prática aqui no Brasil", ressaltou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

Também serão tema de discussão a formação docente para a educação profissional e tecnológica e educação a distância; o acesso, permanência e sucesso de estudantes da educação profissional, interculturalidade e inclusão social; e os institutos binacionais fronteiriços.

Além de Eliezer Pacheco, estiveram presentes à abertura do evento o diretor de políticas de educação profissional e tecnológica, Luiz Augusto Caldas Pereira, a inspetora geral de economia e gestão da França, Brigitte Dorian, e a conselheira da diretora para o ensino técnico profissional da França, Elisabeth Arnold.

A França está representada por docentes e gestores de liceus franceses e representantes da embaixada francesa no Brasil. Além de representantes do MEC, o encontro reúne docentes e gestores dos institutos federais de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Tocantins e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A delegação francesa permanecerá no Brasil, onde participam do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, de 23 a 27 próximos.

Fonte: Jornal da Ciência