Embaixada do Canadá divulga inscrições para programas de bolsas
Quem não sonha em estudar no exterior? Uma oportunidade concreta foi apresentada esta tarde pelo assessor de assuntos para educação da Embaixada do Canadá, Luiz Miguel da Rocha. A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) recebeu professores de diversas áreas para ouvir esclarecimentos para cinco tipos de bolsas ofertadas pela instituição, de curta duração (4 a 6 meses). Segundo Luiz Miguel Rocha, com as bolsas de estudo, o objetivo do Canadá é aproximar-se mais de países da América Latina.
Para concorrer, os interessados deverão apresentar projetos que contemplem aspectos sociais e, paralelamente, relacionam-se aos Estudos Canadenses. O período de inscrição foi prorrogado, e vai até a próxima segunda-feira, 23 de novembro. Os candidatos deverão preencher o formulário disponível no site da Embaixada e levar, juntamente com os documentos exigidos, até a CAI. O público alvo são pesquisadores e professores universitários.
Segundo a coordenadora da CAI, Ofir Bergemann, quando professores ou alunos apresentam projetos, as chances de aprovação são grandes. A dificuldade é o fechamento e envio das propostas. Após o retorno ao Brasil, Luiz Miguel da Rocha, esclareceu que o resultado das experiências deverão ser apresentados seja em forma de artigos ou com disciplinas que esponham a pesquisa realizada e que aborde a temática canadense.
O Canadá possui 92 universidades públicas e mais de 10 mil programas de graduação e pós-graduação. A UFG possuí convênio institucional com duas universidades, com objetivo de incentivar o intercâmbio cultural e acadêmico entre os países. Além das cinco bolsas ofertadas, a Embaixada do Canadá ainda divulga mais três outros programas.
O formulário e as diretrizes específicas para cada de bolsa anunciados estão disponíveis nos sites www.brasil.gc.ca e www.iccs-ciec.ca.
Fuente: Ascom/UFG