Seminário discute Bolsas Permanência

Por Ricardo Niteroi. Em 03/12/09 21:04. Atualizada em 24/01/12 08:26.
O evento ocorre até o dia 4/12 na Faculdade de Direito e promove o debate sobre o papel das universidades na assistência social

Teve início na manhã de hoje, 3 de dezembro, e dura até o dia seguinte, o Seminário de avaliação de programas sociais: Projeto bolsas permanência da Pró-reitoria da Comunidade Universitária (Procom/UFG). O seminário que fará um balanço de um dos projetos da Procom, tem como objetivo contribuir para a permanência de alunos de baixa renda na universidade, oferecendo à eles o acesso a uma educação de qualidade inserida em um projeto de formação crítica e humanista. Será promovido durante os dois dias de evento um diálogo entre os participantes para permitir análise do projeto visando traçar estratégias de superação de dificuldades. Na abertura o músico, e mestrando da Escola de Musica e Artes Cênicas (EMAC/UFG) , Manuel Nunes fez uma apresentação e o artesão Hudson Carlos da Conceição expôs algumas de suas obras.

Compareceram à abertura do evento o coordenador de serviço social da Procom, Amadeus Alves Pinto, a coordenadora nacional do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, Raquel Nunes da Cunha (UNB), o pró-reitor de assuntos da comunidade universitária da UFG, Ernando Melo Filizzola, a pró-reitora Sandramara Matias Chaves, o vice-reitor da UFG Benedito Ferreira Marques. Ernando Filizzola ressaltou a presença de representantes de outras instituições de ensino que contribuem para o debate e a discussão sobre esse tema de fundamental importância para que as universidades propiciem oportunidades iguais de acesso a educação superior. Já a pró-reitora de graduação ressaltou a grande necessidade de ações conjuntas, como por exemplo as ações afirmativas, que colaboram para o aumento da permanência dos estudantes na universidade.

Raquel Nunes salientou o momento de expansão que as universidades federais brasileiras estão vivendo e lembrou que os estudantes ao escolherem o curso do ensino superior é preciso que haja além de muito cuidado na hora da decisão, também apoio das instituições. O vice-reitor da UFG, que se aposentará compulsóriamente no início de 2010 lembrou sua carreira e as dificuldades que enfrentou ao longo de sua formação acadêmica. Além disso, segundo Benedito Marques, falta ainda a realização de um forte trabalho de esclarecimento dos estudantes do ensino médio para evitar que eles analisem melhor suas escolhas de curso superior.

Fonte: Ascom / UFG