Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia debate conferência na última reunião do ano

Por Ricardo Niteroi. Em 09/12/09 13:11. Atualizada em 24/01/12 08:26.
O ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, abriu na manhã desta terça-feira, dia 8, em Brasília, a última reunião do ano do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT)

Na pauta do encontro, que ocorre o dia todo, o foco é a preparação da 4º Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNTCI), marcada para maio de 2010, em Brasília.

De acordo com Rezende, o evento, que tem também a pretensão de destacar o Brasil como um País preocupado com a sustentabilidade do planeta, tem como missão deixar para os próximos governos uma política de estado de ciência, tecnologia e inovação. "Esperamos sair da conferência com a proposta de um plano político para os próximos dez anos", disse.

Pela manhã, integrantes do CCT foram divididos em quatro grupos de discussão: Sistema Nacional de CT&I; Inovação na Sociedade e nas Empresas; Políticas de Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas e CT&I para o Desenvolvimento Social. À tarde, na reunião plenária, os grupos apresentam suas sugestões de temas a serem incluídos na programação da 4ª CNTCI.

Os preparativos para a 4ª CNCTI estão em andamento também nos estados. A proposta da conferência foi apresentada pelo MCT a secretários municipais e estaduais na última sexta-feira, dia 4, no encontro do Fórum dos Secretários Municipais e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti).

A apresentação foi feita pelo secretário-geral da 4ª CNCTI, Carlos Aragão, no encontro que reuniu os secretários em Olinda (PE). Na ocasião, Aragão traçou um histórico das três edições do evento, assim como apresentou os temas propostos para a próxima conferência.

Aragão informou que as conferências regionais já têm calendário definido para 2010. As cinco regiões do País sediarão os encontros. Em Belém (PA) o encontro deve ocorrer em 4 e 5 de março; Porto Alegre (RS) faz o encontro em 12 de março; Cuiabá (MT), em 18 e 19 de março; para 25 e 26 de março está marcada a regional em Vitória (ES); e em 1º e 2 de abril se realiza a de Maceió (AL).

"Tenho a convicção de que, até maio, governos, empresas, acadêmicos, sociedade civil estarão envolvendo o Brasil num intenso debate em CTI", comentou Aragão.

Os secretários também assistiram a uma apresentação sobre o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) feita pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ronaldo Mota. Ele falou também sobre o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI 2007-2010) e relatou alguns casos de sucesso alcançados por empresas nacionais.

Para o presidente do Consecti, Rene Barreira, "precisamos pensar na área de CTI para os próximos 10, 15 e 20 anos". "O sistema é estratégico para o desenvolvimento sócioeconômico includente do País. Precisamos levar a temática não só para debate nos centros urbanos, mas colocar a agenda no interior dos estados", destacou.

Fonte: Jornal da Ciência