
LICENCIATURA EM DANÇA
CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA
UNIDADE RESPONSÁVEL: Faculdade de Educação Física- CAMPUS II
TEMPO DE DURAÇÃO: oito semestres
TIPO: Licenciatura
TURNO: Predominantemente Matutino
CARGA HORÁRIA: 2.968h
MODALIDADE DO CURSO: Regular; presencial; semestral; podendo ser 20% não presencial.
JUSTIFICATIVA
A Faculdade de Educação Física, com a colaboração da Escola de Música e Artes Cênicas e a Faculdade de Educação, atendendo ao forte crescimento e as transformações deste campo da dança propõem a formação universitária de professores de dança comprometidos com uma educação solidária, criativa, critica e transformadora. Profissionais qualificados para atuar no espaço escolar e outros campos educacionais, investindo numa educação estética, estimulando o fazer artístico e fomentando novas platéias e futuros profissionais da dança.
OBJETIVO DO CURSO
Possibilitar a formação de professores de dança para atuação em diferentes contextos educacionais, incentivando a atividade crítica, criadora e transformadora, afirmando a autonomia artística, científica e pedagógica no âmbito da dança voltada à Educação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Sistematizar e apresentar informações, experiências e iniciativas fundamentais para a preparação de professores capacitados a realizar produções artísticas, científicas e pedagógicas no âmbito da dança voltada à educação;
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Capacitar os licenciados em dança para valorização e realização de pesquisas de elementos extraídos do universo contemporâneo e popular brasileiro para o ensino de dança;
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Propiciar a experiência e a participação da elaboração, montagem e apresentação de produções coreográficas que inter-relacionem a atividade pedagógica aos fundamentos da dança, além de conhecimentos fundamentais acerca da arte, da cultura e da educação;
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Promover a reflexão crítica acerca das teorias da dança, da arte e da tecnologia, relacionadas a contextos educacionais e artísticos, focando uma capacitação docente, estética e criativa.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO FUTURO PROFISSIONAL
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Desenvolver a atitude científica por meio da pesquisa, da reconstrução do conhecimento e de avaliações sócio-culturais da dança e do movimento humano, compreendendo as diferentes formas de educação corporal, visando à produção e à ampliação do acervo cultural humano;
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Compreender as relações que permeiam o corpo em suas interfaces com a dança, a educação, a saúde, o lazer, a estética, a cultura, o mundo do trabalho e a sociedade;
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Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de gestão de políticas públicas e institucionais nos campos da dança e da educação;
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Incorporar as tecnologias de comunicação e informação como ferramentas mediadoras do processo de ensino e aprendizagem e no processo produtivo em dança;
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Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com necessidades especiais, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas para o ensino da dança.
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Dominar os saberes que orientam o ensino da dança, com atuação consciente, crítica, criativa, reflexiva e comprometida com a transformação social;
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Ter atitude investigadora e sensível para a investigação das possibilidades do ensino da dança e de processos criativos, valorizando as manifestações da cultura popular e do corpo no universo da dança.
DISCIPLINAS:
A grade curricular foi construída a partir dos objetivos centrais do curso e procurando auxiliar na apropriação de diferentes fundamentos e manifestações da dança, tais como as Danças Populares Brasileiras, a Dança Contemporânea, a Dança Moderna e a Clássica, com ênfase nas duas primeiras que se constituem como eixos centrais do curso. Além disso, serão abordadas diferentes possibilidades de processos criativos em dança, os fundamentos anátomo-fisiológicos e antropológicos do corpo e elementos históricos e estéticos da arte e da dança. A todos estes conhecimentos serão acrescidos dos Fundamentos Filosóficos e Sócio-Históricos da Educação até os conhecimentos didático-metodológicos e estágios supervisionados que constituem a necessária formação de um educador, como é o objetivo deste Curso de Licenciatura em Dança.
Fonte: Comissão do Curso de Dança