Relatório - Curso Lato Sensu SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Pós-graduação 1. Identificação do Curso: Especialização/Aperfeiçoamento em - Educação Física Escolar Unidade/Departamento - Educação Física Resolução de Autorização - Resolução 452/CEPEC UFG Existe convênio para oferta e/ou financiamento do curso? ( X) sim ( ) não Identificação do Convênio: Turma 97/98 - Convênio com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação ; Turma 99/2001 - Convênio com a Secretaria Estadual de Educação. Periodicidade da oferta: anual ( ) Bianual (X) Semestral ( ) Outra ( ) 2. Informações sobre a Coordenação: A)-Coordenador: Nome: Valéria Maria Chaves Figueiredo Titulação: Ms. Período de Mandato: 30/06/1999 a 19/03/2001 Portaria de designação: 015/FEF/1999 (coordenadora). Nome: Anegleyce Teodoro Rodrigues Titulação: Ms. Período de Mandato: 20/03/2001 a 31/12/2001 Portaria de designação: 015/FEF/1999 (suplente) ; of. 036/FEF/2001 (coordenadora). B) Secretaria: Informar o nome da pessoa responsável por secretariar o curso: Geraldo Batista Xavier Pertence ao quadro de servidores (TAs) da UFG (x)sim ( )não 3. Informações sobre o corpo discente: 3.1 Preencher a tabela com os seguintes dados referentes às três últimas turmas: Turma | Período1 Início Término | N º de vagas | N º de Inscritos | N º de Seleci -onados | N º de Matri -culados | N º de Concluintes | N º de Alunos servidores 2 | única | 04/97 | 12/97 | 38 | 38 | 38 | 38 | 28 | 7 | única | 09/99 | 06/01 | 45 | 50 | 45 | 45 | 36 | 0 | - Mês e ano de início e término de cada turma
- Indique o número de alunos pertencentes ao quadro da UFG – Docentes e TAs
4. Informações sobre os trabalhos finais de curso (monografias) Turma | Período1 Início Término | Número de Monografias Produzidas | 1997 | 04/97 | 12/97 | 20 monografias | 1999 | 09/99 | 06/2001 | 25 monografias | | | | | 1- Mês e ano de início da turma 5. Informações sobre o corpo docente 5.1 Preencha a tabela abaixo, com os números correspondentes Turma | Docentes da Unidade1 | Outros docentes da UFG 2 | Outros docentes 3 | Qte | CH | Qte | | Qte | CH | 1997 | 5 | 240 | 1 | 45 | 4 | 105 | 1999 | 6 | 175 | 1 | 45 | 3 | 80 | | | | | | | | 1 Indique o número e a carga horária total de docentes envolvidos no curso que fazem parte do quadro permanente da UFG e que pertençam à unidade responsável pelo curso. 2 Idem, para docentes que pertençam a outras unidades da UFG. 3 Idem, para docentes envolvidos no curso que não fazem parte do quadro permanente da UFG. 5.2 Informe o número de doutores, mestres e especialistas que ministraram as aulas informadas na tabela acima. Turma | Docentes da Unidade 1 | Outros docentes da UFG 2 | Outros docentes 3 | Grad/Esp | Ms | Dr | Grad/Esp | Ms | Dr | Grad/Esp | Ms | Dr | 1997 | 3 | 2 | | | | 1 | | 2 | 2 | 1999 | 3 | 3 | | 1 | | | | | 3 | | | | | | | | | | | 6. Informações sobre o(s) curso(s) atual(is) em funcionamento no ano de 2001** ** Duplicar a tabela, no caso de oferta de mais de um curso durante o ano - Informar o nome, titulação e Unidade de lotação dos docentes envolvidos em atividades didáticas e de orientação, com respectivas cargas horárias
Nome do Docente | Titulação | Unidade De lotação 1 | Carga Horária | Nº de orientandos | Anegleyce Teodoro Rodrigues | Ms | FEF/UFG | 40 | 6 | Fernando Mascarenhas Alves | Ms | FEF/UFG | 20 | 1 | Luciana Marcassa | Esp. | FEF/UFG | - | 2 | Marcelo Guina Ferreira | Ms | FEF/UFG | 40 | 2 | Nivaldo Antônio Nogueira David | Esp. | FEF/UFG | 30 | 1 | Juracy da Silva Guimarães | Esp. | FEF/UFG | - | 1 | Valéria Figueiredo | Ms | FEF/UFG | - | 4 | Gabriel H. Munoz Palafox | DR | UFU convidado | 30 | 2 | Rubia-Mar Nunes Pinto | Esp. | FEF/UFG | 45 | 6 | - Informar a situação dos docentes de outras Instituições de ensino e/ou pesquisa (convidado, membro do corpo docente, palestrante, etc.)
7 . Em sua opinião a interação do curso de especialização ou aperfeiçoamento sob sua coordenação com cursos de graduação na UFG é considerada: ( x ) Forte ( ) Boa ( ) Média ( ) Fraca ( )Inexistente Descreva como é esta interação (caso exista): O curso de especialização em EF escolar foi criado para atender as necessidades de aprofundamento em relação aos problemas teórico-metodológicos existentes tanto na prática pedagógica da educação física no interior da escola, quanto do próprio curso de licenciatura da FEF, que tem na formação de professores para atuarem na escola sua principal finalidade . Esta interação se dá via seminários de monografias em que os alunos de ambos os cursos apresentam e debatem as conclusões de suas pesquisas, assim como, as mesmas monografias servem de referências teóricas para novas turmas. 8. Informações sobre a Planilha Financeira Se o curso foi oferecido com cobrança de taxas, relacionar os seguintes itens Valor da taxa | Nº de parcelas | Nº de alunos pagantes | Valor do investimento | Valor do fundo institucional | Inscrição | | | | | | Matrícula | 300,00 | 2 | 20 | 6.000,00 | 300,00 | Outras** | | | | | | ** Valores mensais pagos 9. Outras informações de interesse do curso, julgadas importantes pela Coordenação (desempenho dos alunos, envolvimento dos professores orientadores, etc...) Do total de 45 alunos, apenas 20 pagaram matrícula, o restante tiveram suas matrículas pagas pelo convênio com a Secretaria Estadual de Educação de Goiás; De acordo com o regimento do curso, a monografia pode ser realizada em grupo de duas pessoas, por isso, o número de monografias de conclusão não corresponde com o número de alunos concluintes; Os alunos podem receber orientação de professores de outras unidades ou instituições, desde que sejam vinculados à pesquisa e pós-graduação e haja concordância do professor; A maior parte das monografias tiveram como locus de investigação e intervenção a prática pedagógica da educação física escolar, alcançando portanto, os objetivos do curso. 10. Informe o título das monografias apresentadas durante o ano de 2001, relacionando-as com as áreas do conhecimento do CNPq, em anexo.
Título | Área CNPQ | 1.AS TRANSFORMAÇÕES QUE A CAPOEIRA PODE FAZER NO UNIVERSO ESCOLAR E NA CULTURA CORPORAL | 4.09.00.00-2 | 2.EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA... Identificando os conteúdos | 4.09.00.00-2 | 3.EDUCAÇÃO FÍSICA É IGUAL A RECREIO: "SERVE PARA BRINCAR" | 4.09.00.00-2 | 4.A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROJETO "ESCOLA PARA O SÉCULO XXI" INQUIETAÇÕES E REFLEXÕES. | 4.09.00.00-2 | 5.A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DE INHUMAS E SÃO LUIS DE MONTES BELOS | 4.09.00.00-2 | 6.EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DA AÇÃO À REFLEXÃO PARA UMA NOVA AÇÃO | 4.09.00.00-2 | 7.O CONHECIMENTO PRODUZIDO PELA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO INTRODUZIDO | 4.09.00.00-2 | 8.FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA ESCOLA SUPERIOR DE EF DE GOIÁS: IMPACTO DO CURRÍCULO INSTITUÍDO EM 1994, ORIENTADO PARA O CONTEXTO ESCOLAR | 4.09.00.00-2 | 9.CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÀO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA PRÉ-ESCOLA | 4.09.00.00-2 | 10.JOGO E CULTURA ESCOLAR: UMA RELAÇÃO MAL RESOLVIDA | 4.09.00.00-2 | 11.O RETRATO DA REALIDADE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ENQUANTO CONTEÚDO ESPECÍFICO DESTA E O QUE PROPÕE OS PCNs | 4.09.00.00-2 | 12.OS SABERES QUE ORIENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES SEM FORMAÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA | 4.09.00.00-2 | 13.PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E AUTONOMIA: UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL NO INTERIOR DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA | 4.09.00.00-2 | 14.O PROBLEMA DA AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO PROJETO ESCOLAR PARA O SÉC. XXI LIMITES E PERSPECTIVAS DE SUPERAÇÃO | 4.09.00.00-2 | 15.EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA...IDENTIFICANDO CONTEÚDOS | 4.09.00.00-2 | 16. A CULTURA POPULAR COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O EXEMPLO DAS FESTAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO | 4.09.00.00-2 | 17. BIOMECÂNICA E EDUCAÇÃO FÍSICA :UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA | 4.09.00.00-2 | 18. AUTISMO:ASPECTOS CLÍNICOS E EDUCACIONAIS | 4.09.00.00-2 | 19. APRENDIZAGENS SOCIAIS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA RUMO A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL | 4.09.00.00-2 | 20.A EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE A FRENTE COM SUA HISTÓRIA E A REALIDADE DA EXCLUSÃO NO CURSO NOTURNO | 4.09.00.00-2 | 21.AS APRENDIZAGENS SOCIAS SIGNIFICATIVAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÃOES | 4.09.00.00-2 | 22.AVANÇOS E LIMITES DA PROPOSTA CRÍTICO-SUPERADORA NA PRÉ-ESCOLA | 4.09.00.00-2 | 23.APROPRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA PRÁTICA DE ENSINO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA | 4.09.00.00-2 | 24.REFLEXÃO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES EMPRESARIAIS DAS ACADEMIAS DE GOIÂNIA | 4.09.00.00-2 | 25.O TRATO DO CONTEÚDO ESPORTE NA ESCOLA: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NO CONFRONTO COM A MÍDIA | 4.09.00.00-2 | Tabela de Áreas do Conhecimento Ciências da Saúde 4.00.00.00-1 - Ciências da Saúde 4.01.00.00-6 - Medicina 4.01.01.00-2 - Clínica Médica 4.01.01.01-0 - Angiologia 4.01.01.02-9 - Dermatologia 4.01.01.03-7 - Alergologia e Imunologia Clínica 4.01.01.04-5 - Cancerologia 4.01.01.05-3 - Hematologia 4.01.01.06-1 - Endocrinologia 4.01.01.07-0 - Neurologia 4.01.01.08-8 - Pediatria 4.01.01.09-6 - Doenças Infecciosas e Parasitárias 4.01.01.10-0 - Cardiologia 4.01.01.11-8 - Gastroenterologia 4.01.01.12-6 - Pneumologia 4.01.01.13-4 - Nefrologia 4.01.01.14-2 - Reumatologia 4.01.01.15-0 - Ginecologia e Obstetrícia 4.01.01.16-9 - Fisiatria 4.01.01.17-7 - Oftalmologia 4.01.01.18-6 - Ortopedia 4.01.02.00-9 - Cirurgia 4.01.02.01-7 - Cirurgia Plástica e Restauradora 4.01.02.02-5 - Cirurgia Otorrinolaringológica 4.01.02.03-3 - Cirurgia Oftalmológica 4.01.02.04-1 - Cirurgia Cardiovascular 4.01.02.05-0 - Cirurgia Toráxica 4.01.02.06-8 - Cirurgia Gastroenterologia 4.01.02.07-6 - Cirurgia Pediátrica 4.01.02.08-4 - Neurocirurgia 4.01.02.09-2 - Cirurgia Urológica 4.01.02.10-6 - Cirurgia Proctológica 4.01.02.11-4 - Cirurgia Ortopédica 4.01.02.12-2 - Cirurgia Traumatológica 4.01.02.13-0 - Anestesiologia 4.01.02.14-9 - Cirurgia Experimental 4.01.03.00-5 - Saúde Materno-Infantil 4.01.04.00-1 - Psiquiatria 4.01.05.00-8 - Anatomia Patológica e Patologia Clínica 4.01.06.00-4 - Radiologia Médica 4.01.07.00-0 - Medicina Legal e Deontologia 4.02.00.00-0 - Odontologia 4.02.01.00-7 - Clínica Odontológica 4.02.02.00-3 - Cirurgia Buco-Maxilo-Facial 4.02.03.00-0 - Ortodontia 4.02.04.00-6 - Odontopediatria 4.02.05.00-2 - Periodontia 4.02.06.00-9 - Endodontia 4.02.07.00-5 - Radiologia Odontológica 4.02.08.00-1 - Odontologia Social e Preventiva 4.02.09.00-8 - Materiais Odontológicos 4.03.00.00-5 - Farmácia 4.03.01.00-1 - Farmacotecnia 4.03.02.00-8 - Farmacognosia 4.03.03.00-4 - Análise Toxicológica 4.03.04.00-0 - Análise e Controle e Medicamentos 4.03.05.00-7 - Bromatologia 4.04.00.00-0 - Enfermagem 4.04.01.00-6 - Enfermagem Médico-Cirúrgica 4.04.02.00-2 - Enfermagem Obstétrica 4.04.03.00-9 - Enfermagem Pediátrica 4.04.04.00-5 - Enfermagem Psiquiátrica 4.04.05.00-1 - Enfermagem de Doenças Contagiosas 4.04.06.00-8 - Enfermagem de Saúde Pública 4.05.00.00-4 - Nutrição 4.05.01.00-0 - Bioquímica da Nutrição 4.05.02.00-7 - Dietética 4.05.03.00-3 - Análise Nutricional de População 4.05.04.00-0 - Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico 4.06.00.00-9 - Saúde Coletiva 4.06.01.00-5 - Epidemiologia 4.06.02.00-1 - Saúde Publica 4.06.03.00-8 - Medicina Preventiva 4.07.00.00-3 - Fonoaudiologia 4.08.00.00-8 - Fisioterapia e Terapia Ocupacional 4.09.00.00-2 - Educação Física |