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GEIA Grupo de Estudos e Pesquisa Infância e Aprendizagem Coordenadora: Profª. Rubia-Mar Nunes Pinto Atualizado em 25/02/2002 A proposta de constituição de um grupo de estudo e pesquisa acerca da problemática da infância e da aprendizagem é resultado da compreensão que existe, por um lado, uma lacuna na formação profissional em Educação Física a respeito das questões relativas a tal temática; e por outro lado, a existência de interesse significativo por parte do corpo discente e docente que já pode ser visualizada em várias monografias dos cursos de graduação em Educação Física (Goiânia, catalão e Jataí) e da especialização em Educação Física Escolar, projetos de pesquisa do Mestrado interinstitucional em Educação Física UFG/UNICAMP, além de projetos de pesquisa em nível de mestrado e doutorado de professores da FEF em outros programas de pós-graduação. O Grupo propõe-se a agrupar alunos, professores e técnicos-administrativos que possuem interesse pela temática, assumindo como desafio a superação da fragmentação deste interesse. Há também demanda interna referente: às necessidades dos docentes da FEF tendo em vista as diversas disciplinas presentes no projeto curricular da FEF que tratam da questão da aprendizagem desportiva, rítmica, lúdica, intelectual, etc., e aos projetos de extensão dirigidos ao atendimento infantil e que podem ser subsidiados pelos estudos do grupo. 1- constituir um locus de pesquisas e estudos sistemáticos sobre a infância e sobre a aprendizagem no interior da Faculdade de Educação Física na perspectiva de atendimento à demandas internas do ensino, da pesquisa e da extensão e às demandas externas relacionadas à procura de pessoas/instituições interessadas; Pretende-se também organizar oportunidades de socialização do conhecimento alcançado nas pesquisas e estudos realizados, através da organização e participação em encontros, simpósios, congressos, entre outras, no interior da UFG e de outras instituições. I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFG O I Seminário de Educação Infantil da UFG: Políticas, Tendências e Pesquisa (I SEI/UFG) teve o objetivo principal de proporcionar espaços de discussão e reflexão acerca de questões atuais que permeiam o atendimento educacional da criança de 0 a 6 anos em instituições de Educação infantil. Tendo em vista a reforma educacional em curso, onde creches e pré-escolas são inseridas no contexto do sistema educacional brasileiro, e dos rumos que tem tomado esta inserção, entendemos que este importante momento histórico requer o compromisso da discussão, da reflexão e da crítica superadora sobre os modos como a sociedade brasileira vem encarando tal problemática. Cremos que a Universidade enquanto agência produtora de saber que coloca-se, historicamente, na vanguarda da elaboração de novos modos de pensar e intervir junto à realidade social concreta, tem um importante papel a desempenhar frente ao avanço no conhecimento acerca da Educação Infantil, O Seminário ocorreu pela junção de esforços de professores e estudantes de duas (02) unidades da UFG (FE e FEF), que buscam em uma perspectiva interdisciplinar, congregar, também, profissionais de outros campos do saber, na expectativa de uma construção orgânica, nuclear da dimensão educativa de creches e pré-escolas, onde a fragmentação do conhecimento possa ser superada. PROJETO DE EXTENSÃO INFÂNCIA EM CENA As agências formadoras de professores, com destaque para a Universidade, tem papel estratégico e fundamental para que tal compreensão ocorra, devendo buscar formas de abordagem da temática (infância/criança) que vão além das perspectiva disciplinares. Assim, questões como a criança e o esporte competitivo, o papel do grupo no desenvolvimento infantil, a importância e a função do jogo/brincadeira/brinquedo para a criança, as concepções de infância/criança, entre outros, são de grande importância pedagógica na formação inicial e continuada dos professores, uma vez que podem subsidiar práticas educacionais de melhor qualidade social. Por outro lado, é também necessário investir na ampliação da experiência cultural do professor em formação, propondo modelos de intervenção pedagógica à partir da mediação de linguagens diversificadas e significativas do universo cultural humano. É preciso, então, permitir e estimular o diálogo do professor em formação com as teorias e com os autores das teorias sob a mediação da experiência cultural ampla e crítica, o que quer dizer, inserir nos processos de formação de professores uma ampla diversidade de linguagens e saberes que, hoje, ainda são pouco utilizados. Neste sentido, as linguagens da arte, de modo geral, aparecem como mediadoras incontestes a auxiliar-nos na tarefa de acesso e ampliação do conhecimento do professor em formação. O teatro, a dança, a música, as artes plásticas, a mímica, o cinema, além da dinâmicas de grupo, das visitas à museus e monumentos, são apenas alguns dos privilegiados mediadores que podem interpor-se, colaborando para a aprendizagem, entre o professor em permanente formação e o conhecimento a ser incorporado. O PROJETO INFÂNCIA EM CENA, neste sentido, constitui-se como espaço/tempo sistematizado de discussão e descoberta da infância à partir do olhar da arte cinematográfica. A infância, como categoria cultural, surge pela ótica sine qua non da lente do cinema, repleta dos significados e das representações que a sociedade moderna vem construindo sobre a criança e que nos cumpre, na condição de cidadãos e de professores, buscarmos compreender. A criança, como personagem privilegiado de uma cinematografia bastante ampla, aparece ante nossos olhos nas mais diversas experiências, vivenciando papéis sociais bastante significativos. O PROJETO pretende "pegar carona" nas experiências infantis e/ou relacionadas à infância que esta cinematografia nos oferece, discutindo os medos, preconceitos, expectativas dos professores frente aos desafios presentes na tarefa educativa de contribuir para a educação das novas gerações. PÚBLICO-ALVO: Acadêmicos e professores da FEF e demais licenciaturas da UFG; CRONOGRAMA DO PERÍODO MAIO/2001/MARÇO/2002 30/05/2001 27/06/2001 (nos meses de agosto a dezembro, as atividades do Projeto foram suspensas em função da greve dos servidores e professores da UFG) 01/2002 03/2002 Professora Rubia-Mar Nunes Pinto
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