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Por Pedro Ivo. En 23/12/11 00:03 .

GEIA

Grupo de Estudos e Pesquisa Infância e Aprendizagem

Coordenadora: Profª. Rubia-Mar Nunes Pinto

Atualizado em 25/02/2002

Apresentação

A proposta de constituição de um grupo de estudo e pesquisa acerca da problemática da infância e da aprendizagem é resultado da compreensão que existe, por um lado, uma lacuna na formação profissional em Educação Física a respeito das questões relativas a tal temática; e por outro lado, a existência de interesse significativo por parte do corpo discente e docente que já pode ser visualizada em várias monografias dos cursos de graduação em Educação Física (Goiânia, catalão e Jataí) e da especialização em Educação Física Escolar, projetos de pesquisa do Mestrado interinstitucional em Educação Física UFG/UNICAMP, além de projetos de pesquisa em nível de mestrado e doutorado de professores da FEF em outros programas de pós-graduação. O Grupo propõe-se a agrupar alunos, professores e técnicos-administrativos que possuem interesse pela temática, assumindo como desafio a superação da fragmentação deste interesse. Há também demanda interna referente: às necessidades dos docentes da FEF tendo em vista as diversas disciplinas presentes no projeto curricular da FEF que tratam da questão da aprendizagem desportiva, rítmica, lúdica, intelectual, etc., e aos projetos de extensão dirigidos ao atendimento infantil e que podem ser subsidiados pelos estudos do grupo.
É também frequente a procura de ex-alunos, de professores formados por outras instituições, e também de outras instituições educativas (escolas, secretárias de educação, ong's, etc) buscando subsídios para a melhoria da prática pedagógica à partir de uma compreensão mais ampliada sobre a infância e sobre a aprendizagem. Os objetivos do Grupo de Estudo e Pesquisa Infância e Aprendizagem (GEIA) são:

1- constituir um locus de pesquisas e estudos sistemáticos sobre a infância e sobre a aprendizagem no interior da Faculdade de Educação Física na perspectiva de atendimento à demandas internas do ensino, da pesquisa e da extensão e às demandas externas relacionadas à procura de pessoas/instituições interessadas;
2- aglomerar professores, técnico-administrativos e acadêmicos da FEF e de outras unidades que possuam interesse emtorna da temática contribuindo para a melhoria da formação profissional da FEF;
3 - articular propostas de intervençãouniversitária (ensino e extensão) no contexto da educação formal e não-formal da infância. O Grupo reunir-se-á semanalmente para o estabelecimento de propostas e metas, avaliação de resultados, discussão de textos e elaboração de monografias.

Pretende-se também organizar oportunidades de socialização do conhecimento alcançado nas pesquisas e estudos realizados, através da organização e participação em encontros, simpósios, congressos, entre outras, no interior da UFG e de outras instituições.

 

Quem Somos

  • Adriana Arruda Santos - Acadêmica 3o ano vespertino (FEF/UFG)
  • Cristina Borges de Oliveira - Professora mestranda (UCG)
  • Marisa de Souza Costa - Acadêmica 3o ano vespertino (FEF/UFG)
  • Milna Martins Arantes - Professora mestranda (SME/Goiânia)
  • Nara Rejane Cruz de Oliveira - Professora mestranda (UEG e UFG)
  • Poliana de Carvalho Martins - Acadêmica 4o ano matutino (FEF/UFG)
  • Rubia-Mar Nunes Pinto - Coordenadora do GEIA (FEF/UFG)
  • Simone Patrícia Jesus Rosa - Acadêmica 3o ano vespertino (FEF/UFG)
  • Tatiane Alves de Souza - Acadêmica 3o ano vespertino (FEF/UFG)
  • Vanessa Cristina de Castro Borges - Acadêmica 3o ano vespertino (FEF/UFG)

Realizações

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFG
POLÍTICAS, TENDÊNCIAS E PESQUISA

O I Seminário de Educação Infantil da UFG: Políticas, Tendências e Pesquisa (I SEI/UFG) teve o objetivo principal de proporcionar espaços de discussão e reflexão acerca de questões atuais que permeiam o atendimento educacional da criança de 0 a 6 anos em instituições de Educação infantil. Tendo em vista a reforma educacional em curso, onde creches e pré-escolas são inseridas no contexto do sistema educacional brasileiro, e dos rumos que tem tomado esta inserção, entendemos que este importante momento histórico requer o compromisso da discussão, da reflexão e da crítica superadora sobre os modos como a sociedade brasileira vem encarando tal problemática. Cremos que a Universidade enquanto agência produtora de saber que coloca-se, historicamente, na vanguarda da elaboração de novos modos de pensar e intervir junto à realidade social concreta, tem um importante papel a desempenhar frente ao avanço no conhecimento acerca da Educação Infantil, O Seminário ocorreu pela junção de esforços de professores e estudantes de duas (02) unidades da UFG (FE e FEF), que buscam em uma perspectiva interdisciplinar, congregar, também, profissionais de outros campos do saber, na expectativa de uma construção orgânica, nuclear da dimensão educativa de creches e pré-escolas, onde a fragmentação do conhecimento possa ser superada.

O I SEI/UFG ocorreu nos dias 10 a 12 de maio de 2001, e contou com a participação de, aproximadamente, 210 inscritos. Os acadêmicos do curso de Educação Física da FEF/UFG (Goiânia, Jataí e Catalão) participaram em número expressivo. Estiveram ainda presentes, acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Letras, Musicoterapia e Artes Visuais, além de educadores infantis, professores de outros municípios goianos e inúmeros pesquisadores.

Foram oferecidos 15 oficinas pedagógicas que abordaram uma ampla diversidade temática, obtendo adesão dos participantes e resultando em aprendizagens que, esperamos, tenham sido significativas e proveitosas para os envolvidos.

As mesas-redondas primaram pela qualidade dos professores convidados que contribuíram para a riqueza do debate proposto pelo I SEI/UFG. Neste sentido, as presenças do Prof. Dr. Airton Negrine (UFRGS), da Profa.Dtda. Anamaria Santana (UFMT) e da Profa. Dra. Ivone Garcia Barbosa (UFG) garantiram um alto nível qualitativo do Evento que permitiu que a proposta do I SEI/UFG fosse alcançada com sucesso.

 

Extensão

PROJETO DE EXTENSÃO INFÂNCIA EM CENA

MOTIVAÇÕES, OBJETIVOS E METODOLOGIA


Compreender, de forma ampliada, as questões relativas à infância e as problemáticas socioculturais desencadeadas pela inserção da criança na sociedade moderna apresenta-se, hoje, como um grande desafio para os profissionais da educação, de modo geral, e da Educação Física, em particular.

As agências formadoras de professores, com destaque para a Universidade, tem papel estratégico e fundamental para que tal compreensão ocorra, devendo buscar formas de abordagem da temática (infância/criança) que vão além das perspectiva disciplinares.

Assim, questões como a criança e o esporte competitivo, o papel do grupo no desenvolvimento infantil, a importância e a função do jogo/brincadeira/brinquedo para a criança, as concepções de infância/criança, entre outros, são de grande importância pedagógica na formação inicial e continuada dos professores, uma vez que podem subsidiar práticas educacionais de melhor qualidade social.

Por outro lado, é também necessário investir na ampliação da experiência cultural do professor em formação, propondo modelos de intervenção pedagógica à partir da mediação de linguagens diversificadas e significativas do universo cultural humano. É preciso, então, permitir e estimular o diálogo do professor em formação com as teorias e com os autores das teorias sob a mediação da experiência cultural ampla e crítica, o que quer dizer, inserir nos processos de formação de professores uma ampla diversidade de linguagens e saberes que, hoje, ainda são pouco utilizados.

Neste sentido, as linguagens da arte, de modo geral, aparecem como mediadoras incontestes a auxiliar-nos na tarefa de acesso e ampliação do conhecimento do professor em formação. O teatro, a dança, a música, as artes plásticas, a mímica, o cinema, além da dinâmicas de grupo, das visitas à museus e monumentos, são apenas alguns dos privilegiados mediadores que podem interpor-se, colaborando para a aprendizagem, entre o professor em permanente formação e o conhecimento a ser incorporado.

O PROJETO INFÂNCIA EM CENA, neste sentido, constitui-se como espaço/tempo sistematizado de discussão e descoberta da infância à partir do olhar da arte cinematográfica. A infância, como categoria cultural, surge pela ótica sine qua non da lente do cinema, repleta dos significados e das representações que a sociedade moderna vem construindo sobre a criança e que nos cumpre, na condição de cidadãos e de professores, buscarmos compreender.

A criança, como personagem privilegiado de uma cinematografia bastante ampla, aparece ante nossos olhos nas mais diversas experiências, vivenciando papéis sociais bastante significativos. O PROJETO pretende "pegar carona" nas experiências infantis e/ou relacionadas à infância que esta cinematografia nos oferece, discutindo os medos, preconceitos, expectativas dos professores frente aos desafios presentes na tarefa educativa de contribuir para a educação das novas gerações.

PÚBLICO-ALVO:

Acadêmicos e professores da FEF e demais licenciaturas da UFG;
Estudantes de outras instituições de ensino superior;
Profissionais da educação, de modo geral;
Educadores infantis;
Pesquisadores.

LOCAL E HORÁRIO:

Faculdade de Educação Física da UFG
Campus II - Samambaia
Fone: 0 xx 62 521 1141

O PROJETO está assim estruturado: as sessões acontecem uma (01) vez por mês, sempre na última quarta-feira mensal. O início é às 18:00 horas, quando são servidos pipoca, chá e café estimulando a interação entre os participantes. Às 18:30 horas inicia-se a exibição do filme do mês e às 20:30 horas tem início uma exposição realizada por professor/a convidado/a sobre a temática abordada, seguida de um debate entre os participantes. Às 21:30 ocorre o encerramento do Encontro

CRONOGRAMA DO PERÍODO MAIO/2001/MARÇO/2002

30/05/2001
LANCES INOCENTES
Debatedora: Profa.Rubia-Mar Nunes Pinto

27/06/2001
A GUERRA DOS BOTÕES
Debatedora: Profa.Milna M. Arantes

(nos meses de agosto a dezembro, as atividades do Projeto foram suspensas em função da greve dos servidores e professores da UFG)

01/2002
A MAÇA
Debatedora: Profa. Cristina Borges de Oliveira

02/2002
ROBSON CRUSÓE
Debatedor: (a confirmar)

03/2002
A CIDADE DOS INFANTES
Debatedora: Profa. Ivone Garcia Barbosa

COORDENAÇÃO:

Professora Rubia-Mar Nunes Pinto
E-Mail: rubia@fef.ufg.br