Comunicação FEFD

 

USO DA MARCA

Todo e qualquer material gráfico deverá obedecer o uso da marca institucional, conforme as seguintes orientações:

Orientações gerais: https://www.ufg.br/p/11827-marca-ufg

Manual da Marca UFG: https://www.ufg.br/up/1/o/Manual_da_Marca_-_UFG.pdf

Marca FEFD-UFG: https://fefd.ufg.br/p/9977-logomarcas-da-fefd-e-da-ufg

ORIENTAÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DE NOTÍCIAS E EVENTOS

Envie para comunica.fefd@ufg.br o seu texto com descrição do evento ou notícia acompanhada de pelo menos uma imagem, que compartilharemos no site da FEFD e demais canais de comunicação. O conteúdo institucional da FEFD ou UFG poderá ser publicado também no SIGAA (com envio de email para estudantes), e encaminhado pela Comunicação da FEFD para os canais de comunicação da UFG, administrados pela SECOM-UFG - Secretaria de Comunicação (jornalismo.secom@ufg.br) como site, redes sociais, newsletter, imprensa, etc.

Informações necessárias para a inserção de notícias e eventos no site da FEFD/UFG:

Modelo para Notícias e Avisos:
(*Campos obrigatórios)

- Contato para mais informações (email ou telefone):*
- Imagem da notícia: imagem de dimensões 300 x 100 pixels.*
- Título da notícia: texto bem curto. Não colocar todas as letras em maiúsculo;*
- Chamada da notícia: um breve resumo com informações importantes;
- Texto completo da notícia: não deve ser muito longo ("O quê? Quem? Quando? Onde? Quanto?").*
Caso necessite de textos grandes, salve como arquivo pdf para inserir como anexo. Nesse campo, além do texto, pode-se incluir links para outros sites.
- Arquivos como pdf, rar, doc etc podem ser inseridos como anexos.

Banner da página principal:
- Dimensões: 1000 x 230 pixels
- Formatos: jpg ou png
- Pode ser gerado um link do banner para uma notícia do próprio site da FEFD, ou um link externo para outros sites e portais.

Agenda compartilhada no Google Agenda (criação de link do evento):
O coordenador do evento deve criar um evento no Google Agenda e repassar à Comunicação da FEFD o link gerado para compartilhar na agenda acadêmica da UFG. Para saber como proceder, assista o vídeo com tutorial no seguinte link:
https://www.ufg.br/n/132258-secom-ufg-cria-passo-a-passo-para-agenda-compartilhada-de-eventos

SISTEMAS UFG, EMAIL INSTITUCIONAL, GOOGLE SUÍTE, MICROSOFT OFFICE 365 OUTROS

► CRIAÇÃO DE EMAIL INSTITUCIONAL E USO DO GOOGLE SUÍTE:

- PARA ESTUDANTE: https://ufgemcasa.ufg.br/p/33200-e-mail-institucional-estudante

- PARA EMAILS DE DEPARTAMENTO:

Servidor/a, envie sua solicitação por email para comunica.fefd@ufg.br com os seguintes dados:

- Nome do email institucional (lista), inserindo antes do arroba a sigla FEFD. Exemplo: XXX.fefd@ufg.br

- Nome completo, matrícula e email institucional individual do administrador.

► ORIENTAÇÕES SOBRE O USO DO EMAIL INSTITUCIONAL (GOOGLE):

- Migração para Gsuite e Dúvidas Frequentes:
https://www.cercomp.ufg.br/n/113634-migracao-para-gsuite-e-duvidas-frequentes

- Migração do e-mail @ufg.br:
Para migrar o seu e-mail @ufg.br são necessários alguns passos:
1- Acesse: http://email.ufg.br. e autentique-se com seu login único institucional;
2 – Clique em Migrar;
3 – Siga o assistente.
Após finalizar o assistente de migração, aguarde cerca de 30 minutos, pois as configurações não são aplicadas instantaneamente e podem demorar até meia hora para serem efetivadas ou um prazo maior. Após esse período, as novas mensagens já serão recebidas e processadas no novo sistema de e-mail.

- Tutoriais CERCOMP:
https://www.cercomp.ufg.br/p/206-tutoriais?locale=en

- Sugestões de uso no Google Suíte:
https://www.ufg.br/n/113358-novo-servico-de-e-mail-da-ufg-ja-esta-em-funcionamento

https://www.cercomp.ufg.br/p/206-tutoriais?locale=en

► ORIENTAÇÕES SOBRE O USO DO MICROSOFT OFFICE 365 - https://www.office.com/

Servidores e estudantes da UFG já podem utilizar Microsoft Office 365
SeTI disponibiliza serviços on-line do Microsoft Office 365 para auxiliar a comunidade UFG
https://www.ufg.br/n/146453-servidores-e-estudantes-da-ufg-ja-podem-utilizar-microsoft-office-365

► Orientações dos sistemas e tecnologias da UFG:
https://oscercomp.ufg.br

CERCOMP - CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS - (62) 3521-1079 / sau.cercomp@ufg.br

► SISTEMA SEI - Orientação ao ​​Usuário Externo para cadastro/acesso SEI
​Em caso de dúvida, o usuário externo deve contactar o setor responsável - sei@ufg.br
Fonte: https://ufgvirtual.ufg.br/p/26252-sei-ufg
​​Orientações:
- Cadastro: https://sei.ufg.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0
- Passo a passo para cadastro:
https://sei.ufg.br/sei/controlador.php?acao=documento_download_anexo&id_anexo=1201351&infra_sistema=100000100&infra_unidade_atual=110000086&infra_hash=1a3d38072538546c035824bdc3c0af5e4c689e4ef61008d046a11b146c837e30

UFG EM CASA - Ferramentas digitais e dicas

O site UFG em Casa foi construído para que os gestores, professores, estudantes e técnicos da Universidade Federal de Goiás possam ter acesso aos procedimentos necessários para o desenvolvimento de atividades com uso de meios digitais de forma não presencial, previstas pela Resolução Consuni 22, de 22 de maio de 2020. Acesse e conheça!

https://ufgemcasa.ufg.br/

Sugestão de ferramentas úteis:
- Para digitalizar documentos com o Google Drive (Ajuda Google):
https://support.google.com/drive/answer/3145835?co=GENIE.Platform%3DAndroid&hl=pt-BR
- Para conversão de documentos - documentos devem estar em arquivo .pdf:
https://smallpdf.com/pt

Assinatura digital:
https://fefd.ufg.br/p/39137-assinatura-digital

CRIAÇÃO DE SITE E SUBSITE INSTITUCIONAL - WEBY

- Solicitação de subsite da FEFD - Formulário https://forms.gle/Ys8AaWFwEfNPxTAG8

- Tutorial WEBY: https://weby.cercomp.ufg.br/

- Solicitação de material gráfico para o site junto à SECOM-UFG:

Via formulário disponível no site da SECOM-UFG: https://secom.ufg.br/

Caminho - Menu: Publicidade Institucional > Solicitações > Identidade visual - Publicidade Institucional
*Obs: Caso seja subsite novo, a primeira solicitação pode ser feita pelo caminho Menu: Publicidade Institucional > Solicitações > Identidade visual - Sites Institucionais

► CRIAÇÃO DE SITE E SUBDOMÍNIO INSTITUCIONAL:

- Regulamenta os procedimentos para a criação, manutenção e gestão dos sites institucionais na Universidade Federal de Goiás - Instrução Normativa SETI 01/2019. CLIQUE AQUI!

- Ofício Circular nº 2/2019 SeCOM/UFG - Processo SEI nº23070.040286/2019-56. CLIQUE AQUI!

ORIENTAÇÃO PARA REDES SOCIAIS - SECOM-UFG

Orientação para redes sociais institucionais: redes.secom@ufg.br

CRIAÇÃO DE PUBLICAÇÃO/PERIÓDICO

► CRIAÇÃO DE PUBLICAÇÃO/PERIÓDICO:

A geração de ISBN para publicação única (livro) é realizada junto ao CEGRAF - https://www.cegraf.ufg.br/

A geração de ISSN para periódico é realizada junto à Biblioteca da UFG - https://www.bc.ufg.br/

WEB CONFERÊNCIA RNP

- A sala da reunião da FEFD está disponível pelo link:

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/fefd-faculdade-de-educacao-fisica-e-danca

*A administração da sala é realizada pela diretoria da FEFD: diretoria.fefd@ufg.br

- Manual do usuário:

https://wiki.rnp.br/pages/viewpage.action?pageId=118602573

https://www.cercomp.ufg.br/n/122578-novidades-do-servico-de-conferencia-web-da-ufg

 

TV UFG

- Manual de Comunicação e Registro Audiovisual CLIQUE AQUI!

- Manual de Redação CLIQUE AQUI!

Mais informações e orientações sobre a TV UFG: http://www.tvufg.org.br/participacao/

Fonte: https://jornal.ufg.br/n/132767-tv-ufg-lanca-manual-de-comunicacao-e-registro-audiovisual

 

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DA FEFD/UFG

Agente de Comunicação da FEFD: Michely Coutinho
Atribuições:
- Administração do site principal da FEFD www.fefd.ufg.br
- Interlocução com os canais de comunicação da UFG: SECOM, TV UFG e Rádio Universitária.
Contato: comunica.fefd@ufg.br

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO FEFD/UFG

Nossa política de comunicação da FEFD/UFG está em construção.

Tem sugestão? Envie para comunica.fefd@ufg.br